top of page
Search
  • pinturavivayasmimf

O equilíbrio das manchas e linhas em uma relação afetiva com as cores.


A obra "Balancing the path of the lines in affective relation with the colours", apresenta um aspecto circular na sua configuração. Há muito movimento na composição. Formas construídas por cor (aquarela) e por linhas (nanquim). A tinta da aquarela se espalha, por um lado espontânea pela sua natureza e, por outro, controlada pelo desejo da artista, portanto, espontaneida de, acaso, controle e tensão são questões que permeiam esse trabalho.

A cor em nuanças resulta de camadas interventorias para em alguns lugares, adensar a determinadas regiões.

No centro predomina uma forma amarela como um núcleo solar, uma semente, um alvorecer, um ser latente que escapa e perfura a noite = o ciclo da composição.

As linhas paralelas são visualmente estriadas, gradeadas e bem definidas em contraste com a cor que embora tenha sua forma reconhecível em partes suas bordas e fronteiras estão tenuamente borradas.

Há um casamento de linhas e cores e em algumas regiões elas se estão uma dentro da outra. Fazer a imagem transitar entre dois ou mais meios gera uma passagem de maior complexidade.

Linhas e cores se transformam em uma dança inter-relacional, uma complementariedade composicional que dá a obra uma harmonia e coerência.


Nancy Betts

Curadora e professora de História da Arte da FAAP

Agosto de 2020

1 view0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page